sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Homofobia com requintes de crueldade



Enquanto Silas Malafaia se vitimizava na internet dizendo que está sofrendo perseguição por conta de preconceito religioso a comunidade LGTT, contra quem destila seu ódio, continua sofrendo toda espécie de ataque. Um deles ocorreu hoje de madrugada, motivado pela notícia de um casamento homoafetivo.


CTG foi incendiado na madrugada desta quinta-feira em Santana do Livramento (Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS)
(Foto: Carlos Macedo / Agência RBS)
“Após ameaças, CTG que receberia casamento gay é incendiado no RS. Chamas danificaram palco da estrutura em Santana do Livramento. Patrão do CTG [Centro de Tradições Gaúchas] já havia recebido ameaças de incêndio criminoso. O CTG Sentinelas do Planalto, de Santana do Livramento, que vai sediar o casamento comunitário em que um dos casais inscritos é homoafetivo, foi incendiado no início da madrugada desta quinta-feira (11) na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 0h30, e as chamas foram controladas cerca de três horas depois. A celebração do casamento está marcada para sábado (13), às 16h. Ninguém ficou ferido, mas o incêndio atingiu a parte interna da estrutura, justamente o palco, onde acontecerá o evento. A suspeita é de que tenha sido um ato criminoso. A celebração não foi cancelada. Segundo a diretora do Foro de Livramento, juíza Carine Labres, o casamento coletivo será realizado na mesma data e, se possível, dentro do CTG. A perícia ainda vai apontar as condições da estrutura. G1.
Foto: Esta é apenas uma das perolas deste candidato...Felizmente, nesse caso, não houve feridos. No entanto, a homofobia mata. Homossexuais continuam sendo mortos em nome da intolerância e do preconceito. Quando temos um sistema que prega a discriminação, até dentro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados, a homofobia parece ser legítima. Quando a igreja se alia às outras instituições na pregação do ódio aos homossexuais esse grupo acaba por ser demonizado e desumanizado. Essa conjuntura torna factível a “extirpação do mal”, mesmo que seja através do homicídio, principalmente de forma cruel para que sirva de exemplo. Podemos perceber esse nível de brutalidade no caso do assassinato de João Donati, um garoto de apenas 18 anos. Seu corpo foi encontrado com hematomas no rosto e sacolas plásticas enfiadas na boca em Inhumas, cidade da região metropolitana de Goiânia (GO). A principal suspeita é que ele tenha sido morto por asfixia pelo plástico. Não havia outras marcas de agressão no corpo.
“A Polícia Civil de Goiás suspeita que o assassinato de um jovem de 18 anos na cidade de Inhumas, na região metropolitana de Goiânia, tenha sido motivado por homofobia. O corpo do rapaz, que era gay assumido, foi encontrado com hematomas no rosto e sacolas plásticas enfiadas na boca nesta quarta-feira (10). João Antônio Donati, 18, trabalhava como garçom em um bar na cidade, que tem 48 mil habitantes. Segundo a Polícia Civil, ele estava desaparecido desde a noite de terça-feira (9). O corpo foi encontrado às 8h de quarta, em um terreno baldio, por pessoas que passavam na rua a caminho do trabalho. Segundo o delegado Humberto Teófilo de Menezes Neto, responsável pelo caso, a vítima tinha hematomas na boca e nos olhos, além de diversas sacolas na boca. A suspeita do delegado é que ele tenha morrido asfixiado pelo plástico. Não havia outras marcas de agressão no corpo. A suspeita de homofobia como motivo do crime, segundo Menezes Neto, seria pela forma cruel como a vítima morreu e porque nada foi roubado –a carteira estava com Donati, com dinheiro dentro. A perícia, que vai apurar a causa da morte, deve ser concluída em uma semana. A partir de segunda-feira, a polícia vai começar a ouvir familiares e amigos. Também o celular e o notebook dele já estão com a polícia, a fim de identificar, nos diálogos, possíveis suspeitos do homicídio.  Folha Uol

“João morava em Inhumas, Goiás, e tinha dezoito anos. João saiu de casa terça feira e não mais voltou. Seu corpo sem vida foi encontrado ontem pela manhã, abandonado num terreno baldio qualquer. Estrangulado. Brutalmente assassinado. Suas pernas e pescoço, quebrados. Em sua boca, um bilhete. ‘Vamos acabar com essa praga’. Apesar de todas as óbvias circunstâncias, praticamente todos os veículos de comunicação afirmam haver SUSPEITA de que o crime tenha motivação homofóbica. O delegado responsável pelo caso, Humberto Teófilo, informou que ainda será instaurado um inquérito parar apurar o motivo do crime. Nos comentários dos sites de notícias, lê-se uma empatia que só é vista em nossa morte: nossa dor cotidiana só é tida como legítima quando morremos. E olhe lá. O perfil de João Antônio no Facebook, que antes era permeado por fotos sorridentes, conversas divertidas com os amigos e imagens simbólicas contra homofobia, é hoje tomado pela tristeza de recados incrédulos de família, amigos e desconhecidos indignados com a morte do tão novo rapaz. Mais uma vida foi tirada. Mais um sorriso foi apagado. Mais inúmeras vidas perderam o sentido com a morte de João. Mais um de nós pra conta da homofobia institucionalizada. E poderia ser eu. Poderia ser meu melhor amigo. Poderia ser meu namorado. Poderia ser cada um dos amigos com quem eu divido um lar. Poderia ser alguma das muitas pessoas próximas a mim. Poderia ser minha mãe debruçada sobre um caixão carregando meu corpo frio e indiferente. Poderia ser a família de cada uma dessas pessoas a ter sido tão brutalmente dilacerada pela homofobia. Nosso sangue, mais uma vez, está nas mãos dessas pessoas. Você que riu do coleguinha gay na escola, você que faz (e ri de) piadinhas que nos desumanizam, você que usa "viado" ou "bicha" como xingamento, você que diz que algo é "muito gay" com intenção de ofender, você que assedia moralmente o "viado" que vê na rua, você que nos tira o direito de casar e viver normalmente com nossos amores, você que acha que lei contra homofobia é privilégio, você que faz coro ao que dizem os políticos fundamentalistas, você que neles vota, você que acredita em heterofobia: nosso sangue sujo está nas suas mãos limpas. Não passarão. Marcelo Rodrigues, autor do Blog Filho Gay.

 “Você pode achar que ser gay é errado e você pode até dizer isso para os lunáticos que levam você a sério. Mas quando você se esforça para barrar que a população LGBT tenha seus direitos garantidos por lei, aí nós vamos ter problemas. Silas, gays trabalham, estudam, pagam seus impostos e cumprem suas obrigações com o Estado, mas não têm todos os seus direitos garantidos por ele. Você supostamente tem uma igreja evangélica, mas usa o twitter mais para falar sobre gays do que sobre Jesus. Ou seja, sua Igreja não paga impostos, com ela você acumulou milhões de reais, e são homossexuais que querem privilégios? Mesmo? Não, Silas. O que a população LGBT quer é que existam políticas públicas para acabar com a homofobia. [...]Porque quando garotos como o João morrem, o Brasil (este país laico onde a sua igreja não paga impostos para propagar discurso de ódio) também tem culpa. Tem culpa quando a lei não garante direitos aos casais de pessoas do mesmo sexo iguais aos dos casais de sexo oposto. Tem culpa quando não pune pessoas que proferem injúrias homofóbicas como exemplarmente pune quem comete atos racistas. Tem culpa quando o governo deste país usa o direito de minorias como moeda de troca para negociar apoio. Tem culpa quando não educa seus cidadãos para entender que o cu é meu, e eu faço o que bem entendo dele, não me importando a mínima para o que pessoas como você pensam sobre isso.” Lucas Prado Mattos.



Sem comentários: