sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O homem que ama demais, “Esse cara sou eu”.



 Musica de Roberto Carlos "Esse cara sou eu".
A primeira vista a música descreve um homem apaixonado, carinhoso, que adivinha as vontades de seu amor e sabe perfeitamente como fazê-la feliz. Ao que tudo indica, esse seria o homem ideal pra qualquer mulher. Um cara que logo no começo da relação se mostra tão apaixonado e tão dependente e se dispõe a ser o seu companheiro em qualquer situação,  parece um sonho...
Então vamos olhar mais de perto?
O “cara que pensa em você toda hora”, ele “...conta os segundos se você demora” e “...está todo o tempo querendo te ver”, e acredita inquestionavelmente “... que já não sabe ficar sem você” é o homem que ama demais.
Ele não respeita seus horários “e no meio da noite te chama, pra dizer que te ama”. Ele tenta te convencer de que não sente ciúmes, mesmo quando “...pega você pelo braço. Esbarra em quem for que interrompa seus passos". Ele diz que está tentando te proteger e que “está do seu lado pro que der e vier”. Ele tenta demonstrar que você é frágil demais pra cuidar da própria vida e não sabe se defender. Então, fatalmente, você precisa de um leão de chácara seguindo seus passos e comprando briga por onde passa, principalmente, pra mostrar que é macho e que ninguém mexe com a mulher dele (dele hipoteticamente), afinal, ele se acha “O herói esperado por toda mulher” pois “Por você ele encara o perigo”. Ao invés de encarar qualquer perigo será que não esta lhe colocando em perigo?
Ele acha que você pode prescindir das suas amizades, pois além de namorado é “seu melhor amigo”. Esse cara tem certeza de que tudo que você precisa é tão somente de um “...cara que ama você do seu jeito”. Ele pensa que só porque “depois do amor você se deita em seu peito (dele) ” e por que ele “te acaricia os cabelos, te fala de amor, te fala outras coisas, te causa calor”, você deve se sentir plenamente realizada e agradecida por estar em seus braços. E que por isso “de manhã você acorda feliz”, esboçando “...um sorriso que diz”, sem emitir palavra, que ele é O CARA.
Ele é tão egocêntrico que acha que o mundo se resume a ele, e que dentre todos os outros homens ele é o melhor, por isso vai repetir enfaticamente “Eu sou o cara certo pra você. Que te faz feliz e que te adora. Que enxuga seu pranto quando você chora” e dessa maneira vai tentar convencê-la de que ninguém, além dele, poderá te fazer feliz e que sem ele a sua vida não terá sentido.
Desde que você não esteja atrasada, vestida inadequadamente (segundo a opinião dele) ou acompanhada, ele vai ser “o cara que sempre te espera sorrindo, que abre a porta do carro quando você vem vindo, te beija na boca, te abraça feliz”. Caso contrário ele diz “que sentiu sua falta e reclama” e justifica o cerco dizendo que age assim por que “ele te ama”.
Será que esse realmente é O CARA?

A letra da música não me remete a nenhum romantismo, o que vejo nela é um cara perigoso. Ela descreve um sujeito compulsivo, egocêntrico, ciumento, possessivo e briguento, o estereótipo do homem machista. Todas as características e comportamentos desse cara me levam a crer que ele é o homem que agride e, quiçá, mata a companheira. Não se deixe enganar, ele realmente é perigoso, afaste-se dele o quanto antes. Caso se sinta ameaçada, você pode procurar ajuda.

 Clicando nesse link (Aqui) você encontra endereços e telefones de delegacias e centros especializados na ajuda de mulheres em situação de violência.


fonte imagens: http://imguol.com/2013/03/20/croods-7-1363788866167_615x300.jpg
                         http://www.imagensparaofacebook.com.br/wp-content/uploads/2013/08/homem-das-cavernas-383x285.jpg
                         http://www.contaoutra.com.br/images/coisas/0homemdascavernas.jpg

Sem comentários: