“Penso que entre os negros do Sul e
as mulheres do Norte, todos falando sobre direitos, os homens brancos vão muito
em breve ficar num aperto. Mas sobre o que todos aqui estão falando? Aquele
homem ali diz que é preciso ajudar as mulheres a subir numa carruagem, é
preciso carregar elas quando atravessam um lamaçal e elas devem ocupar sempre
os melhores lugares. Nunca ninguém me ajuda a subir numa carruagem, a passar
por cima da lama ou me cede o melhor lugar! E não sou uma mulher? Olhem para
mim! Olhem para meu braço! Eu capinei, eu plantei, juntei palha nos celeiros e
homem nenhum conseguiu me superar! E não sou uma mulher? Eu consegui trabalhar
e comer tanto quanto um homem - quando tinha o que comer - e também aguentei as
chicotadas! E não sou uma mulher? Pari cinco filhos e a maioria deles foi
vendida como escravos. Quando manifestei minha dor de mãe, ninguém, a não ser
Jesus, me ouviu! E não sou uma mulher? E daí eles falam sobre aquela coisa que
tem na cabeça, como é mesmo que chamam? (uma pessoa da plateia murmura:
"intelecto"). É isto aí, meu bem. O que é que isto tem a ver com os
direitos das mulheres ou os direitos dos negros? Se minha caneca não está cheia
nem pela metade e se sua caneca está quase toda cheia, não seria mesquinho de
sua parte não completar minha medida? Então aquele homenzinho vestido de preto
diz que as mulheres não podem ter tantos direitos quanto os homens porque
Cristo não era mulher! Mas de onde é que vem seu Cristo? De onde foi que Cristo
veio? De Deus e de uma mulher! O homem não teve nada a ver com Ele. Se a
primeira mulher que Deus criou foi suficientemente forte para, sozinha, virar o
mundo de cabeça para baixo, então todas as mulheres, juntas, conseguirão mudar
a situação e pôr novamente o mundo de cabeça para cima! E agora elas estão
pedindo para fazer isto. É melhor que os homens não se metam.
Sojourner Truth: ex-escrava norte-americana
Discurso na Convenção das Mulheres de Ohio,
no ano de 1851, proferido em meio a um conjunto de mulheres brancas receosas de
que sua causa fosse confundida com a dos negros. O discurso tornou-se um marco
na luta do feminismo negro.
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