Ainda sobre a violência na Índia, mas dessa vez pra falar sobre uma linda iniciativa, a de tentar reverter
a cultura de violência contra a mulher através da arte.
Por Rafhael Peixoto.
Na contramão das condutas de violência contra as mulheres, existem outras
que visam subverter a lógica social, como a campanha publicitária criada pela
empresa Taproot. A campanha trouxe à tona o reflexo do cotidiano, ou seja, a
violência doméstica contra a mulher, impressa sob o símbolo máximo de um povo:
a religião. A empresa utilizou de antigas imagens de Deusas da cultura Indiana
para trazer as marcas empregadas pela violência às mulheres comuns, despertando
assim um olhar de contradição no público atingido. Como as mulheres,
divinizadas em determinado espaço, podem ser violentadas no seu cotidiano? Este
é o reflexo que o individuo deve se ater no momento em que visualiza a peça
publicitária.
As imagens são pinturas que atualizam velhos retratos a óleo de Deusas
Indianas, tendo os detalhes dos adereços sido pintados ou fotografados para dar
maior realidade à figura. Além da imagem, o texto é também impactante:
"Reze para que este dia nunca chegue. Hoje, mais de 68% das mulheres
indianas sofrem violência doméstica. Amanhã, parece que nenhuma mulher será
poupada. Nem aquelas pela qual oramos".
As campanhas ainda apresentam um número disque-denúncia. Na Índia,
somente no ano passado, foram registrados 244.270 crimes cometidos contra
mulheres. Uma situação que precisa ser revestida e pela qual a ação se propõe.
Abaixo, algumas das Deusas indianas impressas nos cartazes da campanha:
Sem comentários:
Enviar um comentário