quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Nota de repúdio às declarações de Wilson Damázio - secretário de Defesa Social de Pernambuco



O Movimento Mulheres em Luta, manifesta sua indignação as declarações do Ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco através de nota de repúdio. Leia a nota na integra abaixo:

Nota de repúdio do Movimento Mulheres em Luta - Ceará às declarações de Wilson Damázio, Secretário de Defesa Social do Governo de Pernambuco. 

O movimento Mulheres em Luta – CE vem através desta, manifestar veemente repúdio as declarações do sr. Wilson Damázio, atualmente ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, quando concedia entrevista ao Jornal do Comércio, sobre casos de abusos e violência sexual cometidos pela polícia daquele Estado. 

As exposições do secretário denunciam o caráter reacionário e preconceituoso do aparelho policial do Estado de Pernambuco. Em várias das intervenções o Secretário professa  debochadamente preceitos machistas e homofóbicos, reproduzindo e até legitimando, a violência contra a mulher e atacando a dignidade dos homossexuais. A posição até então ocupada por Damázio, não o impediu, de tratar com profundo desrespeito e escárnio, um crime que tanto aflige e penaliza as mulheres, como a violência sexual. Ao tentar justificar o injustificável, ou seja, os casos de estupros cometidos por policiais em serviço, o ex-secretário se esforçou na tentativa de naturalizar as agressões, demonstrando não apenas insensibilidade com as brutais violações dos direitos femininos, como também arrogância e prepotência ao se estender em bravatas machistas que claramente visavam culpabilizar às vitimas. Em se tratando de agente público, responsável pela execução da política de segurança do Estado, a posição manifestada revela no mínimo irresponsabilidade, quando não, conivência com a histórica opressão contra as mulheres e a repressão do Estado contra as minorias. É necessário enfatizar que entrevista do secretário não representa uma posição isolada, revela claramente a institucionalização do machismo, o caráter sexista e corporativista das polícias e do Estado. 

O Movimento Mulheres em Luta, por fim, repudia veementemente esse tipo de discurso, o qual propaga a retórica hipócrita machista que denigre a imagem da mulher, desqualifica os homossexuais e tentar legitimar os abusos sexuais.


Sem comentários: