quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ativista feminista arremessada pela janela segue se recuperando



 Por Altenor Júnior

Suzane continua lutando pela vida, mas não apenas por sua própria. Integrante de diversos grupos feministas e ativista pela igualdade de gênero, Suzane Jardim pode ser comparada à garota paquistanesa Malala. A jovem que se tornou símbolo mundial de luta por igualdade ao ser baleada por defender o direito à educação de meninas inspira tanto quanto a jovem que quase foi assassinada por defender o direito à dignidade das mulheres. Enquanto a misoginia, a homofobia, o racismo e qualquer crime de ódio continuar existir, Malalas e Suzanes continuarão a lutar.

.....................................................................................................................................

Suzane saiu por volta de três da madrugada de um bar em Diadema rumo à Vila Mariana, na Zona Sul da capital. Acompanhada de Luis Henrique e do casal Tito e Adelly, acabara de conhecer. Algum tempo após chegar ao apartamento de Tito, Luis Henrique, sem qualquer provocação, passa a humilhar Adelly, valendo-se de sua suposta superioridade masculina, chamando-a "piranha" e "puta" e desferindo outras ofensas pesadas. Diante da inércia do parceiro da agredida, Suzane decide não se omitir e defende a moça, mesmo esta sendo uma quase desconhecida. Diz que Luis é um "machista de merda" e é desafiada a ir à janela gritar para toda a vizinhança o quão machista ele é. Com seus sentidos afetados pelo álcool, a jovem de 22 anos chega à janela para cumprir o desafio sem perceber a covardia do monstro que lhe segue. Sentindo as mãos que lhe agarram o tornozelo, ela mal consegue gritar antes de perceber estar em queda livre, de cabeça para baixo, a uma altura pelo menos doze metros.

O crime horrendo corre sério risco de entrar para as estatísticas da impunidade. O Brasil está entre os países com maior índice de feminicídios no mundo. Este crime não é o simples assassinato de uma mulher, mas o assassinato da mulher por ser mulher, por considerá-la um ser inferior ou por imaginar ter posse sobre seu corpo. Em um ranking deste tipo de crime composto por 84 nações, o Brasil ocupa a sétima posição. O que não chega a ser uma surpresa em uma sociedade com desigualdade de gênero enorme. Os dados do Mapa da Violência Cebela/Flacso de 2012 mostram salto de 230% nos assassinatos misóginos nos últimos trinta anos, e uma tendência quase linear de subida que preocupa as autoridades e ameaça a vida e a liberdade de milhões de brasileiras.

O machismo arraigado na sociedade brasileira levará uma parcela assustadoramente grande da população a dizer que neste caso, como em tantos, a vítima trouxe sobre si seu destino. Ela será acusada de ter sido promíscua, ou petulante, ou no mínimo ingênua. Estas acusações não sobrevivem a um olhar mais atento, já que isto seria tão ridículo quando chamar de provocativo ou ingênuo o cidadão que acaba de ter seus bens subtraídos em um assalto. O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, responsável pelo Mapa da Violência, avalia que "o mecanismo de autojustificação de várias instituições, principalmente aquelas que deveriam zelar pela segurança e pela proteção da mulher, coloca a vítima como culpada. A mulher é responsabilizada pela violência que sofre. Este tipo de postura institucional de tolerância à violência e impunidade não só permite como incentiva o feminicídio".

Como que por milagre, Suzane não morreu. Foi levada de Helicóptero para o Hospital das Clínicas e passou os dias seguintes respirando com auxílio de aparelhos. Fraturou dez costelas, clavícula, bacia e perna, além de um pulmão perfurado e múltiplas hemorragias internas. Continua internada em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do hospital e ainda não está totalmente fora de perigo. Adelly fugiu assim que percebeu a chegada da polícia. Encontrada ainda consciente pelos policiais, Suzane contou aos policiais de que havia sido arremessada. Ao ouvir a acusação, o agressor disse aos homens da lei que a vítima estava surtada e isto foi o suficiente para que a ocorrência fosse registrada como queda acidental. Após ser liberado ainda teve a audácia de buscar refúgio na residência de um amigo em comum com a vítima, mas não foi mais visto posteriormente.

Para a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência, Eleonora Menicucci, as iniciativas respondem ao desafio de se enfrentar o crime do feminicídio a partir de um dos consensos que cerca esse tema: o de que as investigações do crime têm caráter especializado e que, muitas vezes, por falta de uma real perspectiva de gênero, não se coletam as evidências necessárias, fomentando assim a impunidade crônica que estimula a sua recorrência. Na opinião de Leila Barsted, o estado brasileiro ainda acredita que crimes como tráfico de drogas e formação de grupos criminosos são mais graves que os crimes contra as mulheres. Ela disse que os assassinatos contra mulheres são crimes mal periciados e mal investigados e que os processos e inquéritos ainda estão marcados pela ideia errônea que o homicídio contra mulheres não tem tanta gravidade.



Apesar da gravidade dos ferimentos Suzane vem aos poucos se recuperando. Seu pulmão se recuperou quase completamente e ela já respira sem auxílio de aparelhos há mais de uma semana. A cirurgia para correção das fraturas mais graves foi um sucesso, e ela deve receber alta em breve, mesmo que os médicos estimem que ela só deverá ser capaz de voltar a andar em torno de seis meses. Mas Suzane continuará lutando, mas não apenas por si própria. Integrante de diversos grupos feministas e ativista pela igualdade de gênero, Suzane Jardim pode ser comparada à garota paquistanesa Malala. A jovem que se tornou símbolo mundial de luta por igualdade ao ser baleada por defender o direito à educação de meninas inspira tanto quanto a jovem que quase foi assassinada por defender o direito à dignidade das mulheres. Enquanto a misoginia, a homofobia, o racismo e qualquer crime de ódio continuar existir, Malalas e Suzanes continuarão a lutar.


Altenor Júnior é Arquiteto de Software, estudante de Direito e ativista de Direitos Humanos.
E-mail: altenorjr@gmail.com
Página no facebook: fb.com/altenorjr
 

Sem comentários: