quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Embriaguês e estupros coletivos



Por Ana Eufrázio



A “modinha” de embriagar a menina e fazer rodízio sexual com ela tem se tornado cada vez mais comum. E o mais preocupante é que esse tipo de crime venha sendo cometido principalmente por conhecidos das vítimas.

Aos adeptos da prática vai uma recomendação: Se você faz isso pensando que porque a vítima não tem condições de oferecer resistência ao sexo e não esteja em plenas condições de identifica-lo ou saber exatamente o que lhe esta acontecendo você esta livre da acusação de estupro, você se ferrou e se ferrou feio. Porque não só a prática é caracterizada como estupro, como tem o agravante de ser estupro de vulnerável.

Estupro de vulnerável: nos casos em que a vítima tem idade inferior a 14 anos o ato é caracterizado como crime de estupro de vulnerável.  Também é considerada vulnerável uma pessoa (de qualquer idade) que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento, ou não pode oferecer resistência ao sexo ou ato libidinoso. Em qualquer uma dessas situações a prática é considerada estupro de vulnerável, punível com pena de reclusão de 8 a 15 anos. Em qualquer um desses casos, a prática será considerada crime independente do consentimento da vítima.

Ainda há um detalhezinho bastante importante, nos estupros coletivos a pena é agravada (aumentada) em um quarto pelo crime ter sido praticado por concurso de pessoas (ação de dois ou mais agentes).

     
Agora a conversa é entre nós meninas. Se não nos bastasse termos medo de sermos estupradas nas ruas por algum maníaco desconhecido, (vamos nos esquecer do risco que corremos com pai, padrasto, tio, irmão que também constam como potenciais agressores) temos ficar ligadas com os “amigos” que usam do expediente de nos drogar e nos colocar num sistema de rodízio num estupro coletivo.

É imensamente frustrante nos mantermos tensas e apreensivas durante as festas de condomínio (veja caso de estupro coletivo em condomínio de luxo), nos sarais da turma da universidade e ou do trabalho, na balada com os amigos, no happy hour... Tudo porque, se bebermos um pouco mais, ou se bebermos algo colocado as escondida na nossa bebida (até suco, água e refrigerante) corremos o risco de sermos servida em rodízio.

E qual seria a solução?

Seria não bebermos e não comermos nada nesses encontros?

Protegermos a nossa bebida e comida com uma operação de guerra?

Ou, talvez, o melhor seria não sairmos mais de casa. O que acha?

NÃO, DEFINITIVAMENTE, NÃO. O essencial e necessário é que os casos de estupro sejam realmente punidos e que o homem entenda que o estupro é realmente uma violação, um ato covarde e canalha, que é um crime sério e que ele pode passar muito tempo sem ter aonde meter o brinquedinho dele.

Veja baixo alguns casos.

Vítima de estupro estava embriagada quando foi abusada

“Estão no Presídio Regional de Caçador três homens suspeitos de terem estuprado uma jovem de 25 anos, em Caçador. Na madrugada de segunda-feira, um vigilante de uma empresa particular flagrou um dos homens mantendo relações sexuais com a vítima, que estava inconsciente, enquanto outros dois estavam próximo, com as calças abaixadas.
  As polícias Civil e Militar foram acionadas e prenderam os três em flagrante, segundo o delegado Evandro Luiz Oliveira de Abreu. A vítima foi encaminhada ao Hospital Maicé, onde foi atendida e fez exame de conjunção carnal. Ela também recebeu um coquetel de remédios, como pílula para gravidez indesejada e contra doenças venéreas. A jovem foi encaminhada à Assistência Social para acompanhamento psicológica. Ela já foi ouvida pela polícia.” Leia aqui.

Caso de adolescente estuprada após ser embriagada deixa Conselho Tutelar de Maringá em alerta

“Segundo Vandré, a adolescente teria saído de casa, na noite sábado (13), sem o conhecimento da família. "Ela foi até a residência de uma amiga, onde as pessoas estavam consumindo grande quantidade de álcool", relata. Um amigo da família teria visto a jovem e avisado os pais da garota. "Quando eles chegaram na casa, a menina estava completamente embriagada e dizia que havia sido violentada. Eles chamaram o Samu, que levou a garota até o Hospital Universitário", conta. A garota entrou em coma alcoólico, e só foi recuperar a consciência após tratamento médico. "Quando voltou a si, a menina confirmou novamente que teria sido estuprada pelos dois homens. Eles já foram identificados. Um deles seria o tio da amiga da vítima", afirma Vandré.” Veja aqui.


Polícia investiga se adolescente foi estuprada por 8 em Contagem


“Marina informou que o fato aconteceu no início de junho, mas que a vítima, com medo de represálias, não contou à família. A mãe, percebeu a mudança de comportamento da filha – porque ela se mantinha trancada no quarto e chorava muito –, e pressionou. A adolescente revelou então que havia sido estuprada. A vítima também foi ouvida pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira. De acordo com relatos da adolescente, ela, o primo e um amigo foram a uma festa de quadrilha, em Contagem. No evento, a jovem foi induzida a beber, ficou embriagada, perdeu a consciência e desmaiou. Ainda conforme a polícia, a jovem foi levada para um local desconhecido, onde foi abusada. Segundo ela, os rapazes utilizaram de força física, seguraram o pescoço dela, morderam e a estupraram. A delegada disse que a jovem não teve como se defender dos oito suspeitos, já que estava embriagada, e que também foi torturada.” Aqui.

Garota é embriagada e estuprada em condomínio de luxo no RJ

“Uma garota de 19 anos foi embriagada e violentada durante uma festa em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A jovem foi estuprada por quatro rapazes, sendo três deles menores de idade.” Noticiado aqui.

Embriagada, adolescente é estuprada em hotel de luxo de Três Lagoas
“Embriagada, uma adolescente de 17 anos, foi estuprada na madrugada de segunda-feira (23) em um hotel de luxo de Três Lagoas, município distante 338 quilômetros de Campo Grande. Envolvidos no crime, dois rapazes já foram detidos pela polícia da cidade. A adolescente informou à polícia que estava muito fraca e adormeceu. “Ela dormiu e quando acordou, notou que o rapaz estava a estuprando, mas ela não conseguiu reagir, pois estava fraca”, informou a delegada. Depois do crime, os autores levaram a jovem para casa.” Veja Aqui

Deficiente de 15 anos é embriagada e estuprada por quatro homens em motel
“De forma perversa e covarde, quatro homens embriagaram uma menor de 15 anos de idade, que é surda e muda e depois levaram para um motel na cidade de Floriano-PI, a 244 km da Capital do Piauí (Teresina), onde a estupraram. Por linguagem de sinais, a menor informou à Polícia que foi obrigada a ingerir bebida alcoólica e em seguida, foi levada pelos quatro homens para um motel, onde foi violentada. Quando a Polícia encontrou a deficiente, ela já havia sido estuprada. A vítima mora apenas com a avó. Policiais do 1º Distrito de Floriano estão realizando investigações, no sentido de identificar e prender os quatro estupradores, cujas identidades ainda são desconhecidas da Polícia. Dois casos de estupros contra menores foram registrados em Floriano-PI, durante as últimas 24 horas.” Leia aqui.


Sem comentários: