sábado, 19 de outubro de 2013

O que fazer depois de ter a intimidade exposta (como no caso Fran)


         Por Ana Eufrázio

     Assim como Fran, que teve sua vida destroçada na internet, também tive minha intimidade exposta e passei dias de cão. E também como ela, tive minha privacidade violada por um canalha no qual confiei. Veja relato completo aqui.

Entendo que a minha exposição não teve a dimensão que o caso Fran, até mesmo porque não fui filmada ou fotografada e ficou circunscrita ao quadrilátero que eu costumava circular. Mas, caso naquele tempo houvesse a facilidade de termos sempre a mão um dispositivo que filma e fotografa, talvez ainda hoje, meu vídeo fosse assistido ou a fotografia pudesse ser vista em qualquer lugar do país e quiçá do mundo. O que diferencia o que aconteceu a mim e o que ocorreu a Fran é uma mera questão circunstancial.

Talvez, muitas de nós tenham ficado pelo menos com uma ruguinha de preocupação no testa quando se deparou com a explosão de compartilhamentos do vídeo da garota. Pois tenho certeza que parcela significativa das pessoas que viu o vídeo ou soube dele, o compartilhou, criticou a menina ou o cafajeste que o divulgou, lembrou que, em algum momento de sua vida, se deixou fotografar ou filmar num momento íntimo. Acredito também que outra parcela consideravel fez fotos como a que Carolina Dieckmann fez de frente ao espelho, mesmo que tenha sido somente pra conferir como estava o corpo ou pra guardar de recordação.


 Agora vamos imaginar que por um grande azar qualquer, tivéssemos essas imagens divulgadas na internet por alguém na qual a confiamos. Acho que adoraríamos que a enxurrada de críticas e comentários maldosos fossem dirigidos ao calhorda que as divulgou ao invés de nós que fomos vítimas. Também adoraríamos que nenhuma outra mulher, em nosso apoio, se relacionasse com o canalha que violou o código de confiança entre parceiros.

 
Falando sinceramente, não conseguiria ter a mínima confiança numa pessoa que atua da forma esses canalhas agem. Porque imagine você com esse cara num motel, você não desconfiaria que ele estivesse filmando o encontro às escondidas? Ou que ele fosse contar todos os detalhes, até os mais sórdidos, pra os amigos deles? É lógico que você desconfiaria sim e como os relacionamentos estão baseados na confiança, seria impossível se ter um affair com esse tipinho. Não é mesmo?

Então, essa seria uma medida que poderia ser tomada em solidariedade a todas as Fran’s que tem suas reputações e vidas destroçadas por calhordas como todos esses que nos atingiram e /ou nos atingem o tempo inteiro. Outra medida necessária seria a denúncia do caso a polícia. Porque este é sim um caso de policia, além de uma grave falha de caráter. Não como forma de retaliação, mas como medida preventiva, devemos divulgar os nomes desses caras pra que outras meninas não sejam as próximas vitimas. Além dessas medidas, só nos resta aguardar a poeira baixar, e de cabeça erguida, pois sabemos que nos matemos íntegras e não podemos nos culpar pela falta de caráter dos outros. Afinal, o constrangimento não dura pra sempre, a memória das pessoas é tão curta que logo esquecem qualquer escândalo.   

Sem comentários: