sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Declarações machistas, xenófobas, preconceituosas e desrespeitosas de Cláudio de Moura Castro



Por Ana Eufrázio

O colunista da reconhecidamente reacionária revista sulista “Veja” e especialista em Educação (?), Claudio de Moura Castro participou de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na última terça-feira (22) no Senado como debatedor. Na tentativa de defender o ponto de vista de que o projeto do novo Plano Nacional da Educação (PNE) seria socialmente “irrelevante”, o “especialista” resolveu construir sua argumentação inicialmente taxando a proposta de “equivocada e inócua”. Insatisfeito com a aceitação do público aos seus argumentos resolveu através do discurso hegemônico, costumeiramente veiculado na publicação paulista, direcionar todo seu machismo e racismo ás nossas jovens mulheres nordestinas. Do alto de sua especializada arrogância, sugeriu, em tom irônico e debochado, “um bônus para as ‘caboclinhas’ de Pernambuco e do Ceará que conseguirem se casar com os engenheiros estrangeiros, porque ai eles ficam e aumenta o capital humano no Brasil, aumenta a nossa oferta de engenheiros”.

Cláudio de Mauro Castro - Fonte: Abril em Educar para crescer


Às vezes ainda me surpreendo com a forma como nós mulheres, e principalmente as nordestinas, somos futilmente atacadas. A fala do renomado “especialista” não é só ofensiva a nós mulheres, como também insulta todo o povo nordestino. O comportamento xenófobo, que a priori, imaginamos inerentes a indivíduos de notável ignorância, também são alardeadas por “pseudos intelectuais” que promovem despudoradamente ideologias retrógradas e recheadas de preconceitos. Assista ao vídeo Aqui.


Quando se refere às mulheres nordestinas como “caboclinhas”, (e aqui o termo usado foge a etimologia da palavra, que designa pessoa mestiça de branco com índio) ele tenta nos desqualificar, já que a forma como foram pronunciadas as frases, em claro tom de escárnio machista, remete a caracterização pejorativa da mulher nordestina inculta e pobre. Além do racismo dirigido ao povo nordestino, ele consegue se enredar ainda mais nesse engodo ao sugerir que o governo patrocine e estimule a exploração sexual de nossas mulheres. 

File:Woman's buttocks, 2011.jpg A forma com a “propositura” foi apresentada demonstra o escárnio com o que o “renomado” senhor trata o nosso povo e às leis do país, pois ignora que discriminação em razão da etnia figura como crime de racismo.

O art. 20 da Lei n. 7.716/89 (Lei dos Crimes de Preconceito de Raça ou de Cor) define o seguinte crime: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

A visão propagada por este senhor reforça o estereótipo da mulher submissa e predisposta a prostituição. Ideologia que o machismo reproduz de forma a ampliar a opressão sobre as mulheres. O caráter racista, representado na expressão “caboclinha”, reforça o paradigma da “mulher de cor” que vende o corpo ao branco na busca de ascensão social. Esta corrente de pensamento serve bem ao modelo de sociedade machista e elitista branca que tem na mulher pobre e preta a representação clássica da mulher objeto, que o filho do patrão usa, repassa, repudia e humilha.

File:Tornyai A Woman's Face.jpg

A propositura do “especialista” não foi só infeliz, foi digna de repúdio. Não podemos aceitar que tais falas sejam propagadas impunemente. O senhor em questão, por se tratar de pessoa pública, deveria ter um mínimo de discernimento ao realizar qualquer declaração. O poder de sua voz tem alcance inestimável e força de uma verdade inquestionável. Por estes motivos contamos e esperamos que ele venha a público se retratar. Não que isso possa lhe livrar de ter de dar explicações à justiça. Pois exigimos que o Ministério Público entre com ação penal contra o senhor por racismo. Também esperamos que o Senado Federal tome a atitude de repudiar sua colocação e lhe imponha alguma sanção.

Não, senhor Cláudio, nós não queremos somente suas desculpas. Nós exigimos sua retratação. 

Não queremos que o senhor diga que foi mal interpretado. Queremos que o senhor assuma o caráter machista, proxeneta e racista da sua fala. 

Nós mulheres nordestinas exigimos respeito. Não aceitamos a pecha de meras prostitutas disponíveis a exploração sexual pelo homem estrangeiro, como o senhor propõe.

Também não somos parasitas sobreviventes à custa das esmolas do Governo Federal, que na propositura agiria como rufião. Somos mulheres trabalhadoras e cidadãs pagadoras de impostos.

Senhor Cláudio, respeite a dignidade do homem nordestino, trabalhador do campo e que com suas mãos auxilia na construção desse país.

Caro senhor, respeite a mulher negra e pobre que é protagonista da sua própria vida e luta pra romper com o ciclo vicioso de exploração, discriminação e racismo propagados por pessoas como o senhor.

Senhor Cláudio, respeite o povo caboclo que guarda no seu DNA uma lamentável história de exploração, discriminação e massacre, mas que hoje é um dos braços fortes da classe trabalhadora do nosso país.

E por fim, senhor Cláudio, respeite as mulheres brasileiras. Pois não somos mercadorias, e não estamos expostas a venda ao capital estrangeiro. Apesar de pessoas como o senhor acreditarem que podem fazer conosco o mesmo que fazem com as riquezas deste país, que dividem em lotes e entregam ao capital internacional.
 


5 comentários:

nathalia disse...

ótimo texto!

Walter Filho disse...

Nordeste - agonia dos segregados. http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/10/28/noticiasjornalopiniao,3153980/nordeste-u2013-a-agonia-dos-segregados.shtml

DEFENSORAS PUBLICAS DO NUDEM-CE disse...

Ridiculo, preconceituoso, sexista e xenófobo! Em suma: um ignorante equivocadamente batizado por guardar semelhanças físicas com o ser humano. Freud explica...certamente o educador deve ter problemas sexuais seríssimos e irreversíveis, algo que nem o mais azul dos placebos poderá resolver e nem os melhores cirurgiões plásticos e as mais avançadas técnicas de aumento de falo.

Sergio disse...

o video só tem 27 segundos, coloca o video inteiro para avaliar melhor, todo o contexto

Anónimo disse...

vao arrumar uma trouxa de roupa pra lavar q é melhor!